quinta-feira, 27 de outubro de 2011

   Adoro azeite e tenho usado só ele no preparo das minhas refeições, óleo refinado, muito raramente... Por isso postei essa matéria que li no site http://www.metabolikey.com/v2/post.php?id=1207 . Vale a pena dar uma olhadinha...

Azeite no prato... ...e vida mais saudável
   Por Dr. Alexandre Merheb | 03/09/2011



O azeite é bastante usado como tempero e é muito conhecido pelos benefícios para a saúde. Ele dá à comida sabor e aroma inconfundíveis e vem sendo utilizado na alimentação do homem há muito tempo.

O óleo de oliva tem o poder de reduzir a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo, dada a grande dose de gordura monoinsaturada em sua formulação. Essa gordura, quando ingerida, não se transforma em colesterol. E é exatamente por isso que o consumo regular de azeite diminui os riscos de infarto e de acidentes vasculares cerebrais, pois reduz o desenvolvimento de placas de ateroma nos vasos sanguíneos. O óleo de oliva também ameniza a formação de radicais livres, culpados pelo envelhecimento e pelo surgimento de doenças degenerativas, pois é rico em polifenóis.

Segundo artigo publicado na revista médico-científica americana Cell Metabolism, a ingestão diária de azeite ajudaria nosso organismo a manter a impressão de satisfação por mais tempo e a aumentar os intervalos entre refeições.

De acordo com o resultado do estudo que foi apresentado na publicação, tanto o azeite de oliva quanto outros óleos não-saturados, todos benéficos à nossa saúde, têm grande quantidade de ácido oleico. A pesquisa mostrou que, nos ratos, esse ácido quando chega ao intestino delgado, é absorvido pelas células de revestimento e se transforma no lipídio OEA (oleiletanolamida), viaja pelas células nervosas e avisa ao cérebro que é hora de parar de comer. É assim que esse lipídio reduz a freqüência das refeições. E diminui o peso e os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue dos que o ingeriram.

Os principais tipos de azeite de oliva usados na alimentação são:

Azeite de oliva virgem - Fabricado através de processos mecânicos. Sua classificação depende de suas características e da acidez. Pode ser extra-virgem, virgem ou comum.
O azeite extra-virgem é o resultado da primeira prensa da azeitona. É mais puro, com menor teor acidez e não recebe aditivos, calor ou solventes. Depois do processo mecânico para a obtenção do óleo, este é somente filtrado e lavado. Dê referência ao azeite extra-virgem, que e mais puro e mais benéfico para a saúde.
Já o azeite virgem é obtido da segunda ou da terceira prensa da azeitona. Tem sabor mais suave e levemente adocicado.
Azeite de oliva refinado - É o azeite virgem refinado. Por causa de seu teor de acidez, passa por um processo químico de neutralização.
Azeite de oliva - É uma mistura de azeite de oliva refinado com o virgem.


Algumas dicas para comprar, armazenar e consumir o azeite:
· Confira sempre o rótulo de conteúdo nutricional do produto. Para ser considerado virgem ou extra-virgem, o azeite não pode ter mais de 16 gramas de gordura total;
· Para dar um gostinho diferente ao azeite, dentro da garrafa alguns dentes de alho ou um galhinho de alecrim ou manjericão ou outra erva de sua preferência;
· Garrafa ou lata? A escolha é sua, mas lembre-se de guardar o azeite sempre em locais arejados e sem luz direta.
· Olho no rótulo: dê preferência ao azeite com menor grau de acidez. Quanto menor ela for, melhor a qualidade do azeite e mais gostoso ele é.
· O azeite mais novo é sempre mais saboroso, mas as qualidades nutricionais desse óleo não se alteram com o passar do tempo.

Dica para se evitar a obesidade ;))

Metade do Brasil está obeso

por Ana Carolina Pinto

Mais da metade da população brasileira está com sobrepeso ou obesa. Fique alerta!
Quando uma pessoa é considerada obesa? Para afirmarmos que uma pessoa é obesa, é preciso fazer o cálculo do seu índice de massa corpórea, que é obtido a partir da divisão do peso do indivíduo (em quilos) pela sua altura (em metros) multiplicada ao quadrado. Ou seja: IMC=peso/altura2. Quando o resultado desta fórmula é maior do que 30 kg/m2 pode-se afirmar que a pessoa é obesa. Vale lembrar que os valores de normalidade do IMC são 18,5-24,9 kg/m2. Pessoas com sobrepeso apresentam IMC entre 25 e 29,9 kg/m2.

Qual a dica de alimentação para os adultos e para as crianças para evitar a obesidade? Consumir diariamente alimentos como cereais, frutas, legumes, verduras, carnes magras, aves ou peixes. Fazer ao menos 3 refeições por dia, evitando beliscar nos intervalos e ter sempre a mão frutas e suco de frutas para os lanches entre as refeições. Iniciar a refeição e dar prioridade para alimentos de origem vegetal, com saladas em grande quantidade. Não esquecer de beber muita água entre as refeições.  Além disso, deve-se evitar o consumo de alimentos muito gordurosos, doces, etc.
Crédito: Dreamstime

Qual a dica de alimentação para os adultos e para as crianças para evitar a obesidade?Consumir diariamente alimentos como cereais, frutas, legumes, verduras, carnes magras, aves ou peixes. Fazer ao menos 3 refeições por dia, evitando beliscar nos intervalos e ter sempre a mão frutas e suco de frutas para os lanches entre as refeições. Iniciar a refeição e dar prioridade para alimentos de origem vegetal, com saladas em grande quantidade. Não esquecer de beber muita água entre as refeições. Além disso, deve-se evitar o consumo de alimentos muito gordurosos, doces, etc.



Bom dia ;)


Um delicioso dia recheado de paz e amor pra você ;))