sábado, 7 de janeiro de 2012

Boa dica: Alimentos que combatem a celulite

Que tal uma ajudinha na hora de fazer as compras do mercado, digo, na seleção de alimentos que contribuem para o emagrecimento e ainda combatem a celulite?

Vi essa reportagem e resolvi postar porque é sempre bom ter boas opções em mente na hora de montarmos o nosso cardápio semanal, ainda mais depois de tanta extravância gastronômica feita no mês passado  ;)

Minha lista de compras tá feita ....fui....

Aqui vai a matéria:

Confira os alimentos que combatem a celulite
Tem opção para desintoxicar o organismo ou combater a retenção de líquidos

por Carolina Gonçalves

Antes de xingar os furinhos que a celulite causa na sua pele, que tal entender o que está por trás desse tipo de inflamação? "O excesso de gordura trans, gordura saturada, sal, alimentos industrializados, carboidratos refinados e açúcar são os principais agentes causadores da celulite", afirma a nutricionista Alice Carvalhais, do Instituto Mineiro de Endocrinologia. Por outro lado, existem alimentos que ajudam a aliviar o problema e até aceleram os efeitos tratamentos estéticos. "Alguns nutrientes podem ajudar o organismo a combater essas inflamações e estimular a produção de substâncias capazes de eliminar esse pesadelo", diz a especialista.

Pote de madeira cheio de aveia - Foto Getty Images
Aveia
Esse cereal é rico em silício, um nutriente capaz de reorganizar as fibras de sustentação da pele, produzindo mais colágeno. "Por conta disso, a aveia auxilia prevenindo o aparecimento da celulite e ajudando tratar os furinhos já existentes", afirma o massoterapeuta Edjasto Ferreira, presidente da Associação Mundial de Desenvolvimento Saúde.
travessa de cerâmica com rúcula - Foto Getty Images

Folhas verde-escuras
O consumo de folhas como rúcula e espinafre melhora a circulação e desintoxica o organismo. Segundo Edjasto, esse tipo de verdura também tem um grande potencial antioxidante, combatendo os radicais livres. "Esses antioxidantes ajudam evitam o envelhecimento precoce e combatem a celulite."


cesta com pães integrais - Foto Getty Images


Alimentos integrais
Os alimentos integrais são ricos em fibras que atuam na melhora do funcionamento intestinal. "O intestino inibe a absorção de toxinas e elimina as impurezas que podem agravar um quadro de celulite", afirma a nutricionista Alice Carvalhais, do Instituto Mineiro de Endocrinologia. "Além disso, o arroz integral contém vitaminas do complexo B, magnésio e cromo, que facilitam a digestão do açúcar, melhorando o aspecto da celulite", afirma Edjasto Ferreira.

Três fatias de lima da pérsia - Foto Getty Images

Lima-da-pérsia
Essa fruta atua estimulando o nosso sistema linfático - responsável pela drenagem dos líquidos em excesso no organismo - e, portanto, auxilia no processo de desintoxicação, evitando ou diminuindo as celulites.

shitakes - Foto Getty Images

Shitake
Esse tipo de cogumelo é rico em oligoelementos que realizam uma limpeza no organismo, evitando a celulite. Para as pessoas que já apresentam quadros mais avançados do problema, o shitake possui uma substância chamada lentian. "Ela reforça as defesas do organismo, diminuindo o processo inflamatório da celulite e melhorando seu aspecto", afirma Edjasto Ferreira.

oleaginosas - Foto Getty Images

Oleaginosas

O selênio presente em alimentos como nozes, castanhas e amêndoas atua como um importante
antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce das células e evitando o surgimento da celulite.

travessa de vidro com maçãs - Foto Getty Images

Maçã
Segundo a nutricionista Aline Carvalhais, a maçã é rica em pectina que, ao ser ingerida pelo organismo, forma um gel que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, a pectina é uma fibra que atua nos processos de limpeza e desintoxicação do corpo, "ajudando a neutralizar as toxinas do organismo que são precursoras das celulites", afirma Aline.

mulher loira bebendo água - Foto Getty Images

Invista na água com os devidos cuidados
Sempre que se fala em desintoxicar o organismo, a água aparece como elemento fundamental. Mas a bebida ideal para combater o problema, de acordo com o especialista, precisa ser dotada de ORP negativo ou pH alcalino (acima de 8), pois a celulite e a maioria dos desequilíbrios orgânicos acontecem no meio ácido. Você descobre isso lendo o rótulo da bebida. Antes de comprar sua garrafa, verifique na embalagem qual é o pH da água - se for acima de 8, o ORP já é negativo. A água dos filtros, geralmente, é ácida.

dois cocos na areia da praia - Foto Getty Images
Água de coco
Essa bebida também é uma boa opção, pois promove o equilíbrio químico do organismo, beneficiando a saúde como um todo. "Ela reduz as toxinas que dão origem à celulite, fortalece o sistema imunológico e é um bom antioxidante", diz Edjasto.

http://msn.minhavida.com.br/conteudo/14528-confira-os-alimentos-que-combatem-a-celulite.htm?ordem=1#gal