quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

40 dicas para voltar ao peso ideal

Excelentes dicas para ajudar na dieta.  Mais uma reportagem que não resistí e publiquei aqui para divulgar a todas que como eu estão na batalha contra as gordurinhas. Dá vontade de imprimir e deixar na porta da geladeira, boa idéia né?!!!  ;)

Quase metade dos brasileiros está acima do peso, mas é possível reduzir esse número com hábitos saudáveis

por Minha Vida


Dados divulgados nessa segunda-feira (18) pelo Ministério da Saúde mostram que 48% dos brasileiros adultos estão com quilos extras na balança. O número aumentou em relação a 2006, que era de 42,7%. Mais da metade dos homens está acima do peso (52,1%) e, entre as mulheres, a proporção é de 44,3%.

Para fugir dessa armadilha perigosa à sua saúde, a nutricionista Roberta Stella reuniu todos os truques para fazer o ponteiro da balança voltar ao normal sem que você passe fome:

1) Nada de se desesperar: esqueça as dietas muito restritivas ou que prometem um grande emagrecimento em um período pequeno de tempo. Em longo prazo, o resultado é desastroso. 

2) Comece fazendo um diário com os alimentos que você ingere todos os dias. Você perceberá os erros e se corrigirá sozinho. Essa mesma pesquisa do Ministério da Saúde divulgou que a presença de feijão e hortaliças na mesa das famílias brasileiras diminuiu, ao passo que o consumo de gordura aumentou. 
3) Estabeleça uma rotina alimentar.

4) Estipule cinco refeições por dia, com horários para que elas aconteçam. E cumpra.

5) Analise os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, os alimentos light contêm uma pequena diferença na quantidade calórica, que nem compensa a troca.

6) Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo.

7) Opte por leites e derivados desnatados. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na sua alimentação.

8) Cuidado com os embutidos (mortadela, salame, presunto). Eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio.

9) Escolha embutidos com menor quantidade de gordura como, por exemplo, o peito de peru.

10) Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar.

11) Faça lanchinhos entre as refeições, hábito essencial para uma alimentação saudável.

12) Para esses lanches, opte por alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como iogurte, barrinha de cereais, frutas e bolacha salgada.

13) Coma pelo menos 2 frutas por dia.

14) Consuma as frutas (maçã, pêra, uva) com casca.

Frutas

15) Saladas e legumes devem fazer parte da sua alimentação diária.

16) Evite preparações altamente calóricas como gratinadas, fritas, à parmegiana, à milanesa e quatro queijos.

17) Tempere as saladas com suco de limão e vinagre.

18) O azeite tem gorduras boas para o coração. Mas isso não quer dizer que ele não seja calórico. Se a intenção é emagrecer, use com muita moderação.

19) Doces devem ser evitados, principalmente bolos recheados, tortas, bomba de chocolate.

20) Prefira os sanduíches naturais aos oferecidos pelos fast-foods.

21) Atum e sardinha em conserva são ótimos para uma salada ou um sanduíche. Mas lembre-se: utilize a versão light, conservada em água, não em óleo.

22) Prefira as carnes menos calóricas, como peixe, frango e cortes magros de carne bovina.

23) Retire a pele do frango.

24) Cuidado com os molhos à base de maionese para temperar saladas.

25) Prefiras os picolés ao sorvete de massa.

26) Sucos naturais são uma ótima pedida para se refrescar.

27) Você pode contar com a água de coco para se hidratar, mas atente à quantidade. Por ser calórica, a bebida não pode ser consumida livremente. Um copo pequeno (200 mL) apresenta 40 calorias. Consuma somente um coco por dia e beba muita água mineral.

28) Evite bebidas gaseificadas, mesmo as que não contêm calorias, como água e refrigerantes light.

29) Durante a refeição, beba somente um copo pequeno (200 mL) de líquidos. Assim a digestão não ficará prejudicada.

30) Um grama de álcool tem 9 calorias. Já um grama de carboidratos ou proteínas contém apenas 4 calorias: ou seja, aquele copinho de cerveja engorda bem mais do que um pedaço de pão. Portanto, evite as bebidas alcoólicas se o objetivo é emagrecer.

31) Se for a um barzinho, evite os petiscos fritos, amendoins e castanhas de caju.

32) Não vá ao supermercado com fome. Isso somente fará com que não resista quando passar pela gôndola de doces e salgadinhos.

33) Beba muita água, pelo menos, 2 litros por dia.

34) Cuidado com o café. Beba, no máximo, 4 xícaras por dia.

35) Inicie a refeição com um prato grande de saladas (folhas e legumes cozidos).

36) Se exagerar em algum dia, não desista. Recomece novamente no dia seguinte.

37) Dê preferência a alimentos ricos em água e de baixo valor calórico, como frutas, legumes e verduras. Você poderá consumir um volume maior desses alimentos, comparando com aqueles ricos em calorias.

38) Evite fazer a última refeição do dia perto da hora de se deitar. Para não prejudicar a digestão dos alimentos e o sono, faça o jantar, pelo menos, uma hora e meia antes de ir para a cama.

39) Boa notícia para quem é fã de lanchonetes: as grandes redes de sanduíches já possuem opções saudáveis. Entre elas, destacam-se salada, água de coco e frutas.

40) Não encare a dieta como punição. Afinal, a reestruturação alimentar garante um corpo mais bonito e saudável. A dieta nada mais é que um presente que você dá a si mesmo. Mantenha as atitudes positivas ao longo do emagrecimento.

16 comentários:

  1. Que super dicas amei!!!
    Vale a pena pendurar na geladeira para lembrar sempre
    bj Drika

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  2. ótimas dicas! Parabéns pelo post! bj

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  3. achei seu blog no mil e uma coisas, como faço apra participar do sorteio, já estou te seguindo beijos
    Ana Paula

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  4. oi meninas bellas
    adorei o blog e estas super dicas - de reeducação alimentar - que aliás já fiz e deu certo , agr relaxei m pouco desde que vim pra salvador -a gente quer experimentar de tudo - aiai
    parabéns pelo blog
    bjs
    lu

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  5. Costumo deixar uma foto - aquela na qual eu estou mais gorda (rs) - na porta da geladeira.
    Desta forma, fica como um lembrete super motivador... hahahaha!

    Bjs

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  6. Amiga, deixei um presentinho pra vc no meu blog!
    Veja em: http://coisasdemonica-monica.blogspot.com/

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  7. Oi Meu bem! Adorei sua visitinha! Gostei do Post também! Sei de tudo isso, mas sou uma descarada.
    Não sei mais o que fazer da minha vida, rs.
    To te seguindo.
    Beijinhos!

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  8. Oi

    Comprei os livros tilda na Saraiva, mas tem na cultura também . Os livros são lindos. Dá vontade de passar o dia olhando.

    Bjs

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  9. Olá, obrigada por seguir meu blog (AMigas da Balança), tbm já estou seguindo o seu. Adorei o seu cantinho. Juntas somos mais fortes!!

    Ah, como faço pra participar do sorteio?

    Um beijão!

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  10. Olá, amiga!! Passando p informar q já lançamos a 2ª etapa da promo Top Comentaristas! Estaremos sorteando brindes diversos a cada 2 ou 3 meses entre os seguidores q mais comentarem! Esse mês o prêmio foi um livro e quem ganhou foi a Sheyla, parceira Vou-de-Blog, e dona do blog http://blogdmulheres.blogspot.com/
    Bjinhos.
    Lu

    www.voudeblog.com

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  11. Ola amiga olha depois dessas 40 dicas só não emagrece quem não quer!!!
    rsrsrsrsrsrsrs
    Obrigada por passar lá no meu cantinho, quando quiser vamos tomar um café...
    Bjos de luz

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  12. Olá amiga blogueira, td bem? Viemos retribuir a visita e o carinho em nosso blog, já estamos te seguindo, aliás, este blog é td de bom, abço.

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  13. Amei seu cantinho e estou seguindo é claro!!
    Segue lá tbm .. bjusss

    http://mmoniquebelezaeestilo.blogspot.com/

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  14. amei as dicas =) seguindo o blog, vem conhecer o meu e me seguir tb, beijinhos amore

    http://girlscosmetic.blogspot.com/2012/01/creminho-de-papaia.html

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  15. Sorte minha. Não estou acima do peso. Faz anos que mantenho o peso e as roupas.

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  16. Oi Bella, adorei sua visita e tb o seu blog! Essa matéria ta mto boa, 40 dicas ótimas!
    Aparece sempre lá no blog!
    Beijos
    Julia
    estarbemmelhor.blogspot.com

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Oiiii, o que você achou do post, me conta? ;)